sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Que banal a arte de fotografar

Com o crescimento exponencial da fotografia digital, e o aparecimento dos media sociais, como é o caso do Instagram, tirara fotografias tornou-se banal. Prova disso é o fenómeno Iphoneography - fotografias tiradas com iphones.
Máquinas fotográficas de qualidade estão hoje muito mais acessíveis às massas, e a preços muito mais convidativos. Talvez seja por isso que muitas pessoas tratam fotógrafos e o seu trabalho como algo que qualquer um pode realizar, dando pouca importância e relevância às suas imagens (que tantas horas levaram a "produzir"). Tudo isto faz com que seja impensável (para muitos) pagar a alguém para serem fotografados (à excepção de casamentos, baptizados e eventos semelhantes).
O que talvez não saibam, ou não façam a mais pequena ideia, é o tempo dispendido na preparação e pós-produção de um qualquer trabalho fotográfico, ainda que muito se fale do uso de photoshop e outros programas que tais.
Nunca publiquei um exemplo de antes e depois, mas neste caso, e para ilustrar este texto, acho que é importante e irá elucidar certos indivíduos sobre o que está por detrás da criação de uma imagem - neste caso, tão simples como uma fotografia de um concerto.

ANTES/BEFORE 


Esta fotografia foi tirada durante um concerto, no mês passado, e como é normal ,em eventos musicais ou outros,é dificil conseguir uma boa composição quando temos fios, garrafas de água e muitas outras distrações a criarem um desiquilibrio na imagem.


DEPOIS/AFTER


Na pós-produção foi removida uma garrafa de água e duas cabeças de crianças irrequietas que decidiram aparecer na fotografia no último minuto.

Estes retoques levam o seu tempo e são muitas vezes subestimados pelos clientes.


Cabe-nos a nós a tarefa de mostrar aos nossos clientes ou possíveis clientes o nível de imagens que irão receber caso paguem o valor que estamos a pedir pelos nosso serviços, e mais imprtante que isso, devemos mostrar-lhes que irá valer a pena, pois se o nosso trabalho for diferente,de qualidade e que valorize quem está a ser fotografado, sera dificil encontrar alguém que nos diga que os nossos preços são elevados.


Créditos:

Fotografia e edição: Mariana Madeira
Banda "Sujeitos a Reboque" 
Benavente 2012

Sem comentários :

Enviar um comentário